Eu comecei a TRABALHAR NA INTERNET POR AQUI🚀

VEJA COMO!

COMO DEFINIR UMA PERSONA 4 DICAS INFALÍVEIS

Tempo de leitura: 3 min
Regiane

Escrito por Regiane

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA VIP

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

COMO DEFINIR UMA PERSONA  4 DICAS INFALÍVEIS

Como definir uma persona e o público-alvo é uma das grandes dificuldades de quem entra para o mercado online.

Muitos confundem uma com outra, porém, apesar da semelhança são bem distintas.

Se você trabalha como afiliado ou é um criador de produtos online precisa entender muito bem quem são cada um público-alvo e persona.

público alvo

O QUE É PÚBLICO-ALVO?

O público-alvo é a representação mais ampla do cliente. São pessoas com características comuns como por exemplo:

Idade, nacionalidade, profissão. Sendo mais específica; homem 25 a 35 anos, de classe média, brasileiro, mora no interior de São Paulo e é formado em direito.

O QUE É UMA PERSONA?

persona-

A persona é uma espécie de personagem com idade, nome, história pessoal, motivação, sonhos, objetivos, desafios e preocupações. É como se fosse uma pessoa real.

Saber quem são seus clientes ideias, o que eles gostam, os seus problemas e o que eles procuram permite um relacionamento mais próximo e direcionado.

Quando se fala de persona, suas informações são mais específicas e vão além de informações geográficas, sendo essencial as informações de características comportamentais, como por exemplo.

Rodrigo, 29 anos, solteiro, classe média, mora no interior de São Paulo em Jundiaí. É formado em direito, trabalha em uma empresa de advocacia.

Ele gosta de cozinhar e tem vontade de se dedicar mais a isso. Nos finais de semana convida os amigos e faz jantares para eles.

Apesar de ser de classe média ele prefere investir seu dinheiro em algo que tenha mais qualidade, ele é divertido e vive rodeados de pessoas.

Deu para perceber a diferença?

POR QUE É IMPORTANTE DEFINIR UMA PERSONA?

porque é importante definir uma persona (1)

Qualquer pessoa que tem um negócio seja online ou físico deseja atrair mais pessoas certo?

Desenvolver uma persona é essencial pois ela te ajuda a criar conteúdo certo para as pessoas certas. Além disso, ajuda a conhecer qual rede social essa pessoa tá, te ajuda a definir suas estratégias de marketing digital, e otimiza a experiência do usuário.

Sem essa definição, imagina que você está buscando por abacaxi e encontra melancia. Seria horrível, não é?

Por isso é tão importante definir a sua persona.

COMO CRIAR UMA PERSONA?

como criar uma persona

Agora que você já sabe o que é uma persona e porque ela é importante para o seu negócio, vamos aprender a criar essa persona.

Para começar é necessário que você responda uma série de perguntas sobre seus usuários.

Caso não tenha clientes, vale fazer isso com os seus seguidores das redes sociais e visitantes do seu site, uma outra coisa que você pode fazer é prestar atenção nos seus concorrentes. Veja como ele se comunica com sua audiência e como é a reação das pessoas.

Daí já dá para ter uma ideia.

Coleta de dados dos usuários e clientes.

Para entender bem a sua persona é necessário que faça pesquisas de campo e colete todas as informações possíveis.

Se está começando do zero monte uma pesquisa expondo a solução do produto que você divulga e veja a opinião das pessoas sobre isso.

Analise os dados coletados

Monte uma tabela para pôr as informações coletadas. Com isso será mais fácil perceber os dados em comum.

Estruture a persona

Após a apuração das informações será mais fácil perceber comportamentos repetitivos, como escolaridade, profissão, estilo financeiro e o que estas pessoas buscam em um negócio semelhante ao seu.

Assim, poderá desenvolver uma história de vida, listar hábitos de consumo e comportamento dessa pessoa.

Já pode inclusive dá um nome a essa pessoa tornando-a uma representação oficial do seu negócio.

PERGUNTAS PARA DEFINIR UMA PERSONA

perguntas para criar persona

Com um planejamento estratégico, como nicho bem definido é possível coletar informações importantes na criação da sua persona. Para isso é importante que faça as perguntas certas.

Essas perguntas são;

  • Quais são suas dores?
  • Que dificuldade enfrentam?
  • E os seus problemas quais são?
  • Seus sofrimentos?
  • Desejos?
  • Sonhos?
  • Objetivos de vida?
  • valoriza o que essa pessoa?
  • Acha mais importante?
  • O que ele odeia
  • O que faria com que jamais comprasse o seu produto, ou a solução que o seu produto oferece?
  • Onde esse potencial cliente está?

GERADOR DE PERSONA

gerador de persona

Vou deixar aqui um site com gerador de persona. Basta clicar que você vai chegar lá.

Não deixe para criar sua persona depois, aproveite logo e mude o rumo do seu negócio online.

Compartilhe agora mesmo:

Imagina Mudar de Vida e Poder Oferecer Algo de Melhor Para sua Família!

Se Você Está a Começar e Não Sabe Nada, Este Livro Vai Ajuda-lo a Criar Bases Para Começar Seu Negócio Online

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA VIP

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro

Descubra como criar um Negócio Online do Zero

Coloque o seu email e baixe o ebook Grátis

Mais Dinheiro

Mais Liberdade de Tempo

Ser Seu Próprio Chefe

No Conforto de Casa

Os seus dados estão protegidos
Fale Comigo