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Como fazer Marketing de Conteúdo em 3 passos simples

Tempo de leitura: 7 min
Regiane

Escrito por Regiane

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Como fazer Marketing de Conteúdo em 3 passos simples
marketing de conteúdo

Aprenda com esse artigo como fazer Marketing de Conteúdo em 3 passos simples. 

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital.  É impossível hoje você trabalhar com marketing digital sem produzir algum tipo de conteúdo. Porém o conteúdo pode ser em vídeo, em áudio, em texto ou até mesmo em imagem.

O importante é utilizar esse conteúdo para atrair o seu público. Gerar
engajamento a longo prazo, criar desejo e necessidade, tirar dúvidas desse
público sobre o seu produto ou o seu serviço. Ou até mesmo sobre os benefícios que ele pode gerar.

O marketing de conteúdo também serve para você falar sobre as vantagens e os diferenciais que ele oferece. Mas sempre de uma forma não diretamente comercial.

Forma Orgânica e forma Patrocinada

O marketing de conteúdo substitui praticamente a propaganda e gera um resultado muito melhor. Ele pode ser utilizado tanto de forma orgânica para atrair esse público. Que é a forma gratuita nas redes sociais, nos mecanismos de busca ou ele também pode ser utilizado em suas ações de ads.

Ou seja, nas suas ações patrocinadas. O importante é que sem conteúdo você não atrai as pessoas. Eu vou até fazer aqui uma analogia em relação às mídias tradicionais, por exemplo, ninguém liga a TV para ver propaganda.

Ninguém compra uma revista ou comprava no tempo que existiam ainda revistas para folhear páginas de propagandas. Você busca todo tipo de mídia, seja rádio, jornal, revista, internet, ou seja lá o que for, atrás de informação.

Ou em busca de entretenimento, ou seja, você quer ler, você quer assistir vídeos você quer se informar sobre alguma coisa, você quer aprender alguma coisa nova. O que os profissionais de marketing fazem é utilizar essa oportunidade para também oferecer algum tipo de solução para esse público.

Aliar informação, conteúdo e entretenimento

Pode ser um produto físico, pode ser um serviço ou pode ser até mesmo um infoproduto. Você alia as duas coisas, a informação, o conteúdo, o
entretenimento com a venda ou o oferecimento de algum tipo de produto ou de um serviço.

Essa venda pode acontecer imediatamente. Logo após o cliente, o usuário, o
prospect. Identificar que ele tem necessidade daquele produto ou daquele
serviço. Ou que esse produto ou este serviço resolve um ou mais problema que ele estava procurando uma solução. Ou pode acontecer ao longo do tempo.

Se você faz uma estratégia bem feita de marketing de conteúdo. Você também gera engajamento desse público a longo prazo. Então você pode vender outros produtos e outros serviços em outros momentos.

Talvez até esse cliente não esteja preparado para comprar nesse momento. Mas ao longo do tempo você vai se relacionar com esse usuário. Você vai mostrar a necessidade que ele tem de consumir aquele tipo de produto ou aquele serviço.  criando portanto uma autoridade um relacionamento com essa pessoa, com esse usuário.

O marketing de conteúdo faz parte do marketing digital

marketing de conteúdo

E com o tempo ele vai acabar decidindo comprar de você. E não do seu concorrente. Então o marketing de conteúdo faz parte de todo o processo de marketing digital. desde o início do funil de vendas aonde você atrai o público e começa a filtrá-lo, até o momento final que é a conversão de vendas.

 Eu vou mostrar para vocês três passos básicos para quem quer começar produzir conteúdo. Essa é uma dúvida de muitas pessoas que não estão acostumadas a produzir conteúdo. Mas estão iniciando no marketing digital e tem uma certa dificuldade.

Três passos para produzir conteúdos

Então nós vamos aqui para o passo 1. O primeiro passo é você definir uma linha editorial. Ou seja, você precisa responder algumas perguntas muito importantes .

Primeiro lugar qual é o seu público-alvo e para quem você quer falar? Você precisa definir quem são essas pessoas, quais são os seus interesses. Quais são as suas motivações, quais são as dúvidas.

Quais são aqueles temas relacionados ao seu produto ou serviço que talvez elas nem saibam e você pode orientá-las. E assim você pode estimulá-las a comprar esse produto ou este serviço.

Qual o objetivo do seu conteúdo? Você quer utilizá-lo simplesmente
para gerar tráfego em seu canal. Para gerar novos seguidores, para captar
leads ou até mesmo para fazer uma conversão de vendas.

Dependendo do objetivo a forma com que você vai produzir esse conteúdo. os argumentos que você vai utilizar, os passos que você vai fazer dentro desse conteúdo vão mudar.

Assuntos relevantes para o seu público

Outro ponto: quais são os assuntos mais relevantes para o seu público? É preciso fazer uma pesquisa e entender aquilo que gera interesse nessas pessoas. Seja para mantê-las engajadas, seja para conquistar novos seguidores. Ou para ser descoberto através dos mecanismos de busca, ou até mesmo para gerar conversão de vendas.

Então é preciso manter o foco, e saber o que você vai produzir de conteúdo que está diretamente relacionado com o seu público. Mas também com aquilo que você vende, sejam produtos, serviços ou infoprodutos.

Outro ponto: quais temas as pessoas se engajam melhor? Bom, se você já produz conteúdo a algum tempo. Você já sabe aquilo que estimula mais as pessoas, que gera mais comentários, mais compartilhamentos, e até mesmo mais conversão de vendas que é o objetivo principal do marketing.

Compreenda o perfil do seu público

compreenda seu perfil

Então comece a compreender também aquilo que motiva mais as pessoas. E produza mais conteúdo baseado nesses temas. Qual a melhor linguagem a ser utilizada? Isso também é muito importante, é preciso compreender o perfil do seu público.

O perfil daqueles usuários que você costuma atingir ou daqueles que convertem melhor para definir não apenas os melhores temas, mas também a forma de se comunicar com eles. Algumas pessoas, alguns produtos, alguns serviços usam uma linguagem mais informal.

Outros utilizam uma linguagem mais técnica, depende muito do seu público e da relação que esse público tem com o produto ou serviço que você está vendendo. E, por fim, qual a frequência de publicação?

Você não pode simplesmente publicar um conteúdo aleatoriamente uma vez por mês. Depois uma vez por semana, daí durante um período você publicar todo dia! É legal manter uma frequência para manter também
o engajamento.

As pessoas ficam aguardando qual será o próximo conteúdo que você vai publicar e começam a se relacionar cada vez mais com a sua marca, com o seu nome, com o seu produto ou com o seu serviço.

Isso em algum momento vai gerar também uma conversão de vendas. Se você cria autoridade, se você mantém o relacionamento e se você gera credibilidade com esse público. Quando eles tiverem que comprar algo relacionado a essa área de atuação que você está, provavelmente eles vão lembrar primeiro de você.

Pesquisa e leitura

 Passo 2:
pesquisa e leitura. Quanto mais você lê mais você estuda, mais referências tem de estilo de escrita. Pessoas que não leem também não sabem produzir conteúdo e esse é um grande problema.

Ler é essencial para aprender escrever bem, escrever corretamente, mas também para que você tenha mais referências de fontes. Mais aprendizado sobre aquele tema e também mais opiniões sobre os mais diversos assuntos.

Se você lê vários autores diferentes com opiniões diferentes, mesmo que sejam opiniões contrárias às suas. Você tem mais respaldo também para falar sobre aquele assunto tanto positiva quanto negativamente e dar a sua opinião sobre aquele tema.

Treine a escrita

Treine sua escrita

Passo 3: treine a escrita! Você só aprende a escrever, escrevendo. Quanto
mais você escreve, melhor você fica. A prática, como costumam dizer, leva a
perfeição. Eu costumo sempre ler, reler e até mesmo reescrever o meu texto
muitas vezes, até ele ficar da forma como eu gostaria.

E quando você tiver dúvidas também peça para alguém próximo a você. Talvez até uma pessoa que não esteja relacionada à sua área de atuação ao seu trabalho, para ler aquele texto e dizer o que ela entendeu.

Fazer correções e até mesmo dar sugestões. Ter um olhar de uma terceira pessoa. De uma pessoa que não está diretamente relacionada aquele
trabalho ou aquela produção de conteúdo. Que entenda que o que você está fazendo é muito importante.

Visão critica no seu conteúdo

Também para ter essa visão de fora e poder melhorar cada vez mais. Mas faça isso com uma pessoa que também seja honesta com você. E não procure aquela pessoa que vai simplesmente passar a mão na sua cabeça
e dizer que tudo que você escreveu está lindo e maravilhoso.

É muito importante ter aquela pessoa que tenha uma visão realmente crítica. E que possa contribuir para que você melhore cada vez mais a sua escrita.

Conclusão

Bom, lá no curso Fórmula Negócio Online. Tem aulas ensinando  marketing de conteúdo. Nós temos aulas que explicam passo a passo todo processo de marketing de conteúdo.

Mas com esses três passos que eu passei aqui para vocês. Vocês já
conseguem fazer o planejamento correto e também desenvolver conteúdos de qualidade para os seus canais, e para suas redes sociais.

E para começar a se relacionar, engajar o seu público e conseguir ter mais resultados com marketing digital

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

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